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CERTIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO

SEGURANÇA PARA O CONSUMIDOR E INCENTIVO PARA O TURISMO BRASILEIRO

O Ministério do Turismo certifica através do selo Turismo Responsável, hotéis e estabelecimentos que cumpram os protocolos oficiais e específicos na prevenção da Covid-19 para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentas estes locais.

O Hotel Mantovani atende a todos os protocolos básicos, específicos, essenciais e transversais chancelados pela Anvisa.

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

O Hotel Mantovani no cuidado de seus clientes, funcionários e fornecedores, reuniu seu Comitê Estratégico, composto de diretoria, gerentes, profissionais de organização, limpeza, segurança alimentar e bem-estar para criar seu Protocolo de Segurança Pós COVID-19.
Nele, expomos todos os procedimentos adotados, aprimorado diariamente de acordo com os padrões globais de higienização, normas e comportamentos de hospitalidade, seguindo todas as recomendações dos órgãos oficiais locais, nacionais e internacionais.

PROTOCOLOS DE ACESSO AO HOTEL

HÓSPEDES

Todos os hóspedes devem obrigatoriamente ter sua temperatura corporal aferida, ainda na entrada principal, realizada pela equipe de segurança do hotel. Pessoas com temperatura superior a 37,8℃ serão encaminhadas a um check-in privativo.

No check-in, os hóspedes devem responder a um questionário, em cumprimento a determinação do protocolo de segurança da Secretaria Municipal de Saúde: se apresenta sintomas gripais/respiratórios, se foi considerado caso suspeito ou confirmado ou contato com caso suspeito ou confirmado nos últimos 14 dias.

Em caso positivo a uma destas questões, não será permitido o check-in e o recepcionista responsável, em cumprimento a determinação do protocolo de segurança da Secretaria Municipal de Saúde, noticiará o caso suspeito.

Será entregue o informe, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, com orientações sobre os procedimentos preventivos e sobre como buscar atendimento em caso de sintomas de Covid-19.

Estimulamos, para a segurança de hóspedes e colaboradores, o autosserviço de bagagens e estacionamento. Desta forma, estes serviços estão indisponíveis.
O estacionamento dos carros deverá ser feito pelo proprietário do veículo, sob orientação da segurança do hotel.

Ao entrar no hotel, é recomendado a clientes e hóspedes que se dirijam ao toalete para higienização das mãos ou solicitado que se faça com álcool 70 disponibilizado na Recepção.

Todos os hóspedes e clientes devem, obrigatoriamente, utilizar máscaras de proteção.

O cartão de acesso ao quarto é higienizado antes da entrega ao hóspede e a máquina de cartão de crédito/débito higienizada a cada utilização. Intensificamos as ações nos canais de comunicação para estimular a realização do pré check-in e preenchimento da FNRH (obrigatório) de forma on-line, contendo além das informações cadastrais, dados sobre a saúde do hóspede, bem como o contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

ATENDIMENTO PRIORITÁRIO

Pessoas pertencentes ao grupo de risco (idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes) tem atendimento prioritário em todos os setores do hotel como recepção, bar e restaurantes, garantindo um fluxo ágil para que permaneçam o mínimo de tempo possível no local.

FUNCIONÁRIOS

Todos os funcionários mais suscetíveis como as grávidas, maiores de 60 anos, jovens-aprendizes, aqueles que têm alguma doença crônica ou já tiveram doença grave foram liberados.

Também são liberados funcionários que apresentem qualquer sintoma como febre, dificuldade em respirar, tosse, congestão nasal, dores no corpo, dor de garganta, dor de cabeça.

Antes mesmo de acessar as dependências do hotel, têm sua temperatura corporal aferida e devem higienizar as mãos com álcool 70.

Todos os funcionários devem, obrigatoriamente, utilizar máscaras de proteção, sendo estas fornecidas pelo hotel juntamente a uma cartilha de utilização.
As mesmas devem ser trocadas, pelo menos, a cada duas horas e a higienização é realizada por profissionais treinados dentro do próprio hotel.

PROTOCOLOS DE HIGIENIZAÇÃO

MATERIAL E PRODUTOS DE LIMPEZA

Apenas utilizamos produtos de uso profissional, certificados, eficazes no combate ao Coronavírus. Todas as saboneteiras e porta toalhas são mantidas com sabão bactericida e papel toalha 100% celulose e todas as lixeiras são acionadas sem a necessidade das mãos.

APARTAMENTOS

Seguimos o POP (Procedimento Operacional Padronizado) para limpeza e desinfecção dos apartamentos, com atenção total a itens como torneiras, registros, maçanetas, puxadores, interruptores, telefones e controles.

Adotamos uma quarentena de 72 horas nos quartos entre a saída de um hóspede e a chegada de outro, inclusive para limpeza e reparado do mesmo.

ENXOVAL

Todo o enxoval é mantido em quarenta por 72 horas após o uso e, posteriormente, enviado para a lavanderia própria e exclusiva do hotel, lavado à quente e com produtos profissionais certificados.
Procedimento padrão que já era realizado mesmo antes da pandemia.

ÁREAS SOCIAIS

Aumentamos a frequência e intensificamos a limpeza e desinfecção das áreas comuns, sobretudo do balcão da Recepção (mesmo com barreira física entre funcionário e hóspede), botões de elevador, maçanetas, barras, corrimões, banheiros sociais e cartões para abertura de porta.
Dispenser de álcool 70 foram disponibilizados em pontos estratégicos como na entrada do hotel e do restaurante, elevadores, Recepção, balcões de atendimento, mesas e banheiros.

SALAS E SALÕES

Promovemos a renovação de ar, regularmente, das salas e espaços fechados, abrindo as janelas e portas para passagem da correnteza aérea.

ÁREAS DE SERVIÇO

Também aumentamos a frequência e rigor na higienização das áreas de serviço do hotel como as entradas exclusivas, vestiários, rouparia, refeitório e salas administrativas.

Disponibilizamos álcool 70 em pontos estratégicos de acesso dos profissionais como na entrada do hotel, pontos de trabalho, refeitório, relógio de ponto, vestiários e banheiros.

As máscaras utilizadas pelos funcionários são reutilizáveis.
Por isto, a cada duas horas devem ser substituídas.
Após o uso, são dispensadas em recipientes contendo cloro e, posteriormente, higienizadas por funcionários responsáveis e embaladas para uma nova utilização.

PROTOCOLOS DE FUNCIONAMENTO

HOTEL

O hotel permanece funcionando, seguindo todas as recomendações dos órgãos oficiais, com responsabilidade, segurança e mantendo toda a nossa qualidade, para atender a todos que precisam do Hotel Mantovani.
As Salas de jogos, Brinquedoteca e Playground estão restritos, ou seja, ainda não estão liberados para uso.

RESTAURANTE

Permanece funcionando para hóspedes, considerando uma distância mínima de 2 m entre mesas e de 1,5 m de cadeira ocupada.

DELIVERY

A entrega de produtos por delivery deverá ser feita na Recepção do hotel.

PROTOCOLOS DE HOSPEDAGEM

ELEVADOR

Recomendamos a utilização de apenas um hóspede por vez, quando não de convívio comum.
Além disto, foi realizada a marcação respeitando a distância mínima de 1,5 m.

ATENDIMENTO

Em dias de maior movimentação, trabalhamos com check-in agendado e escalas de acesso ao café da manhã.
Em caso de filas, é realizada a marcação de lugares reservados aos clientes, sempre mantendo a distância mínima de 1,5 m, incentivando as pessoas a respeitarem o distanciamento social.
Além disto, reduzimos a quantidade de assentos para inibir a aglomeração de pessoas.

MANUTENÇÃO

Em caso de necessidade de qualquer tipo de manutenção, será sugerido ao hóspede, a troca de apartamento.

APARTAMENTOS

O apartamento deverá ser trancado, após a saída do hospede, por 72 horas. Somente após este período estará liberado para arrumação e/ou reparo.

LOBBY

Reduzimos a quantidade de assentos para inibir a aglomeração de pessoas e retiramos jornais e revistas para evitar a contaminação indireta.

FUNCIONÁRIOS

O uso de EPIs é obrigatório a todos os funcionários no desempenho de suas atividades.
Para Camareiras e Faxineiros, ainda foram inclusos óculos, luvas, touca, além da máscara de proteção.

PROTOCOLOS DE INFORMAÇÃO E TREINAMENTO

TREINAMENTOS

Todos os funcionários foram e treinados sobre os procedimentos adotados e são atualizados periodicamente quando se dá a adoção de novas práticas e/ou o aprimoramento das existentes.
Muitos destes procedimentos construídos com a contribuição da equipe, observados durante o desempenho de suas funções.
Também são regularmente orientandos quanto às novas regras de etiqueta social dentro e fora das dependências do hotel.

INFORMATIVOS

Cartazes educativos informativos/ilustrativos estão disponíveis nas áreas comuns, elevadores, apartamentos, restaurantes, salas, salões e áreas estratégicas de circulação de hóspedes e funcionários, com informações gerais e específicas de cada setor.

POP E CHECK-LIST

Foi elaborado o POP (Procedimento Operacional Padronizado) para limpeza e desinfeção de todo o hotel, tendo cada departamento seu próprio check-list de segurança, devendo ser seguido a cada atendimento/procedimento.